was successfully added to your cart.

7 dicas para PMEs terem sucesso nas redes sociais

As redes sociais tiveram seu momento de glória há alguns anos como o cenário onde as empresas poderiam atingir os consumidores de forma rápida, eficaz e com custos muito baixos. As coisas mudaram nos últimos tempos. Por um lado, está cada vez mais difícil de se obter resultado organicamente nas redes sociais; é necessário um investimento em publicidade e em um professional ou em uma equipe que sabe exatamente o que está fazendo. Por outro lado, isso tem trazido um grande desequilíbrio, ou pelo menos é o que parece que do lado de fora, já que grandes marcas com grandes orçamentos tendem a levar vantagem.

Mas isso é realmente verdade? A verdade é que as redes sociais ainda são uma opção atraente para as PME, que podem atingir consumidores através delas, com uma boa estratégia de partida. Elas devem ser capazes de entender como funcionam essas redes para atingir diretamente o seu público. Na verdade, não estar presente pode se tornar uma perda de oportunidade, muitas das PME que estão em redes sociais não utilizam esses canais o que pode vir a ser realmente um problema. Uma pesquisa da Newswhip para pequenas empresas, sugerimos alguns conselhos para pequenas e médias empresas terem sucesso nas suas estratégias de redes sociais.

  1. Potenciar os valores que representam sua marca

Falar apenas da sua marca pode se tornar contraproducente. Não fique restringido a sua imagem e a sua identidade, dê um passo adiante. A Red Bull por exemplo, em suas redes sociais, não só sobre as suas bebidas, mas também posta sobre esportes radicais. Por quê? É uma área a mais que remete o público aos valores da marca: aventuras e capacidades surpreendentes, atraem o tipo de público que a marca já sabe que irá se interessar pelo seu produto.

Isso pode ser feito por qualquer marca e qualquer empresa, independentemente da sua dimensão. Conhecer seus produtos e serviços, seus valores e associar assuntos a tudo que pode ser relacionado a eles.

  1. Respeitar a filosofia de cada plataforma social

Grandes marcas têm uma estratégia diferente e operam de forma distinta em cada um dos canais em que operam. O que tem boas chances de engajamento no Twitter não necessariamente é o mesmo que será executado no LinkedIn ou Facebook.

  1. O poder de uma boa imagem

A chave trabalhar com boas imagens e apelo visual. Na verdade, as redes sociais como Instagram que tem como princípio básico as fotos, funcionam principalmente para segmentos de Moda e acessórios. Mas para ter sucesso com imagens não basta apenas qualquer imagem e tão pouco qualquer conteúdo. E é necessário algum conhecimento do que está sendo feito, um desenho estratégico da forma como serão mostrados os conteúdos e uma equipe para executar com constância.

  1. Trabalhe sua comunidade

Lançar conteúdo ao ar não funciona, você tem conseguir com que esse conecte diretamente com o seu público. Por exemplo, o Facebook através de seu algoritmo de interação, recompensa os perfis de empresa e os seguidores que mostra interesse nesse conteúdo. É preciso entender o que os usuários querem e dar a eles o eles querem.

  1. Influenciadores rede A

Alcançar a todos é muito complicado, especialmente quando a própria voz não é muito forte. Portanto, é importante não só trabalhar, mas também contar com o apoio alheio. A melhor maneira de ampliar o alcance da mensagem, pode ser acordada com uma colaboração de influenciadores ou parceiros que podem levar o que você está dizendo mais longe e alcançar novos usuários.

  1. Mostrar humanidade em seu canais

Crie mensagens próximas, assim os usuários sentem que a empresa não é apenas uma máquina corporativa. Que a marca tenha que olhar de perto e ser pessoal, não significa que ela tenha que ser uma pessoa nas redes sociais. Ou seja, nunca devemos esquecer que esse é um negócio e que por traz dele existe o trabalho de uma equipe.

  1. Experiência

Ter uma estratégia é muito importante, definir o que será feito, por quem e porquê, porém sem ficar limitado o tempo todo ao livro também. Tente novas fórmulas e abra a porta da criatividade, escute constantemente o seu público e as reações in loco das ações executadas online.

Share it:

Conheça nosso ChatBot